O despacho aduaneiro é um processo obrigatório (tanto na importação, quanto na exportação) e extremamente burocrático, que envolve diversas etapas.
Para que você passe do despacho da forma mais otimizada possível, sem atrasos ou imprevistos, é preciso tomar alguns cuidados, a fim de garantir a excelência no comércio exterior.
Nós separamos algumas dicas para te auxiliar. Confira!
1- Habilite-se no Radar Siscomex
Primeiramente, a sua empresa precisa ser habilitada para operar no Sistema Integrado de Comércio Exterior, o Siscomex, um registro informatizado de todas as operações de exportação e importação brasileiras.
O acesso ao sistema é dado a um CPF que esteja vinculado a um representante legal da empresa, designado a cuidar de todas as operações.
2- Cheque o limite do RADAR
Ainda em sua solicitação do RADAR, você deve escolher uma sub modalidade na qual a sua empresa se encaixa. Essa escolha permitirá um certo limite no despacho de mercadorias, em determinadas faixas de valores, como a seguir:
- Limitado – limite de 50 a 150 mil dólares por semestre, para empresas que estão em início das atividades de importação.
- Ilimitado – volume de importação acima dos 150 mil dólares por semestre, para grandes empresas, experientes no comércio exterior.
Por isso, antes de prosseguir com seus pedidos, cheque se o seu limite RADAR possibilita a negociação.
3- Faça o registro minuciosamente
Todo produto importado e exportado está sujeito a uma gama ampla de leis, regulamentações e coleta de impostos. Qualquer mercadoria que entre no Brasil precisa passar por uma conferência completa para ser liberada, segundo essas determinações.
Portanto, quanto mais completo for o registro aduaneiro que acompanha o produto, mais ágil é todo esse processo e sua liberação. O cuidado com as minúcias em documentos como a declaração única de exportação (DU-E) evita problemas, atrasos ou até a retenção de um lote.
4- Cuide dos prazos
Cada etapa do processo de importação tem seus prazos definidos, principalmente na apresentação de documentos e na fiscalização e liberação da carga.
Esse passo é importante para agilizar todo o despacho, mas também para garantir a sua logística na hora de planejar operações internas de transporte e recebimento da mercadoria.
5- Verifique a anuência da LI da mercadoria
Embora ela não seja necessária para todo tipo de mercadoria a ser importada, a LI, ou Licença de Importação, é uma espécie de autorização que pode ser requerida no pré-embarque, ou quando a mercadoria chegar ao Brasil.
Cheque se os seus produtos precisam da LI antes de serem encaminhados. A necessidade da Licença de Importação pode ser verificada através do código NCM em que o produto foi enquadrado.
6- Conte com ajuda especializada
Mesmo com todo cuidado na preparação da mercadoria e da documentação necessária, você ainda pode se deparar com pontos que, ainda parecendo detalhes, podem atrasar a liberação dos seus produtos importados.
Por isso existe o trabalho do agente marítimo (shipping agent), responsável por verificar, coordenar e operacionalizar processos de transporte de cargas por navios e garantir a eficiência em cada uma de suas etapas.
Com esse suporte, o importador garante não só a agilidade na liberação, como também a conformidade que evita multas e a criação de um histórico regular que acelera suas próximas compras.
Fonte: WS, Valor Aduaneiro
West Despachos, sua opção para Despachos e Desembaraço Aduaneiro
A West Despachos é uma empresa especializada em despachos aduaneiros e desembaraço (aéreo, marítimo e rodoviário). Atendemos todo o Brasil. Prestamos assistência 24 horas por dia. Nosso atendimento é personalizado, feito diretamente com a liderança. Oferecemos aos nossos clientes soluções de forma ágil, assertiva, segura e eficiente. Nossa maior satisfação é oferecer ao cliente o desfecho necessário para os processos burocráticos.
Estamos localizados nas:
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