Ao passar pelo processo de desembaraço aduaneiro, muitas mercadorias ficam retidas na alfândega, causando atrasos e problemas na entrega. 

Se este for o seu caso, podemos ajudá-lo com informações detalhadas sobre o processo de envio e desalfandegamento de encomendas. Vamos entender melhor! 

Processo de entrega de mercadorias importadas no Brasil

De acordo com a Receita Federal, 40% dos produtos importados que entram no Brasil legalmente correspondem a pedidos realizados por pessoa física. No entanto, o processo ainda é confuso para alguns consumidores. 

Além disso, comerciantes cross-border também devem ficar atentos a essas questões para que eles possam guiar os consumidores em diferentes cenários.

A maior parte dos produtos importados chegam ao Brasil por meio da remessa postal dos Correios e, em seguida, são enviados para o CEINT de Curitiba e de acordo com a estatal, 80% das mercadorias importadas vêm da China. 

Nesse caso, o consumidor deve efetuar o pagamento do despacho postal, além dos impostos incididos nos produtos acima do valor total de 50 dólares, o que pode acrescentar 60% no valor da mercadoria. 

Se o consumidor não efetuar o pagamento, o processo de entrega é interrompido e a mercadoria não chega nas mãos do consumidor.

 

a sua mercadoria ficou retida na alfandega

 

Quanto tempo uma mercadoria pode ficar retida na alfândega?

As encomendas ficam retidas na alfândega durante o tempo necessário para o processamento completo pelas autoridades aduaneiras. Este processo não tem uma duração definida em todo o mundo, cada país tem as suas próprias regras e cada instituição só consegue processar uma certa capacidade de volumes por dia. 

Portanto, é impossível saber exatamente quanto tempo demora a alfândega a libertar um produto ou mercadoria.

Estas são algumas das principais situações quando as mercadorias ficam presas na alfândega:

1- O pacote contém itens proibidos ou restritos para envio

O cliente é responsável por verificar a legislação dos países de importação e exportação para garantir que não envia nenhum artigo proibido. Caso a encomenda contenha produtos que são restritos, a mesma deve ser acompanhada da documentação necessária para comprovar que este envio é autorizado e legal.

2- Documentação em falta

Um dos principais motivos para que as encomendas fiquem presas na alfândega é a falta de documentos para a realização do desembaraço alfandegário. Para evitar esta situação, recomendamos que inclua todos os documentos no pacote de envio e caso seja contactado pelas autoridades, faculte as informações necessárias o mais rapidamente possível.

3- Demora em pagar as taxas aplicáveis

Recomendamos que pague as taxas necessárias assim que receber a nota das autoridades para que a sua encomenda fique retida na alfândega o menor tempo possível.

4- Processo diferenciado para cada modal de transporte

Tenha em conta que diferentes serviços de transporte podem ter maior ou menor prioridade. Se optar por enviar a sua encomenda ou carga através de um serviço de transporte mais lento, o seu envio pode levar mais tempo para ser processado pela alfândega. 

O ponto de importação pode também influenciar quanto tempo demora o processo de desalfandegamento. Por exemplo, unidades portuárias processam grandes volumes de cargas e contentores por dia e podem ter uma fila de espera mais longa do que centros alfandegários aéreos ou rodoviários e vice-versa.

O que fazer quando a mercadoria fica retida na alfândega?

Se tem uma encomenda presa na alfândega, o primeiro passo é contactar a empresa transportadora responsável pelo seu envio para saber o motivo. Caso seja falta de documentos, basta enviar o que for solicitado. 

Caso seja por falta de pagamento das taxas alfandegárias, realize o pagamento o mais rapidamente possível. Na maioria das vezes, quando uma encomenda ou mercadoria fica retida na alfândega, a empresa transportadora pode cobrar as seguintes taxas:

  • Taxa administrativa por conduzir a sua encomenda pelo processo de desalfandegamento.
  • Cobrança antecipada do IVA e restantes tarifas aplicáveis na importação.
  • Taxa para preparar a declaração alfandegária em nome do cliente, taxa de segurança por analisar o pacote em raio-X ou outra.

Fonte: PagBrasil, ERSender 

West Despachos, sua opção para Despachos e Desembaraço Aduaneiro

A West Despachos é uma empresa especializada em despachos aduaneiros e desembaraço (aéreo, marítimo e rodoviário). Atendemos todo o Brasil. Prestamos assistência 24 horas por dia. Nosso atendimento é personalizado, feito diretamente com a liderança. Oferecemos aos nossos clientes soluções de forma ágil, assertiva, segura e eficiente. Nossa maior satisfação é oferecer ao cliente o desfecho necessário para os processos burocráticos. 

Estamos localizados nas: 

Unidade 01 – Rua Uruguai, 161 – 1 andar – Sala 03 – Itajaí

Unidade 02 – Dionísio Cerqueira

Nossos telefones para contato são: 49 3644.0365 / 47 3311-3265