O cenário empresarial está cada vez mais competitivo, é preciso inovar e buscar soluções eficazes, que otimizem o tempo e custo dos processos logísticos. O cross docking, é uma das tendências mais utilizadas atualmente.
O que é cross docking?
A expressão de origem inglesa cross docking pode ser traduzida como cruzamento de docas. Na prática, trata-se de um sistema diferenciado para a distribuição de mercadorias, de maneira que, ao chegarem aos centros de distribuição, já exista toda uma infraestrutura para que as cargas sejam separadas e enviadas a seus destinatários imediatamente ou no máximo em 24 horas.
Essa configuração vem ganhando bastante espaço entre os comércios que dispensam uma estrutura física mais robusta. No entanto, devido ao alcance de seus resultados positivos, também tem chamado a atenção dos variados tipos de negócios de um modo geral.
Como funciona o cross docking?
Em uma operação logística na modalidade cross docking, os fornecedores entregam as mercadorias em um conjunto de docas, enquanto a equipe do armazém do operador logístico ou transportadora separa e organiza as cargas de acordo com os pedidos, em seguida acomoda os lotes nos veículos de entrega para seguirem viagem para entrega nos destinos finais.
Quais são os tipos mais comuns de cross docking?
O cross docking se apresenta em três tipos mais comuns:
Movimentação contínua
Trata-se da espécie mais tradicional do cross docking, na qual o fornecedor, transportadora ou operador logístico recebe os produtos e os envia aos destinatários o mais rápido possível. A prática tem por objetivo evitar qualquer acúmulo em estoque.
Movimentação consolidada ou híbrida
O cross docking de movimentação consolidada ou híbrida é a modalidade que intercala a distribuição e o envio imediato de parte da carga com o direcionamento de alguns itens ao estoque. O objetivo é que sejam combinados a outros produtos que completam o pedido do cliente. Enfim, trata-se de quando nem todas as mercadorias chegam ao mesmo tempo e se espera para fazer uma única remessa.
Movimento de distribuição
Essa categoria normalmente é utilizada no modelo B2B (business-to-business), ou seja, entre empresas. A ideia é separar os pedidos de um único cliente, que tenha volume suficiente para preencher a capacidade do veículo, as chamadas cargas FTL (Full Truck Load).
Vantagens do cross docking
Essa estratégia revolucionária traz várias vantagens para os empreendedores atuais, dentre elas:
- A redução de custos com o estoque;
- Agilidade;
- Os produtos suprem a demanda;
- Integração de parceiros;
- Ocupação de espaços menores;
- Livre de prejuízos com produtos passados da validade;
- Chances de furto caem;
- Maior controle na entrega;
- O capital de giro pode ser melhor aproveitado.
West Despachos, sua opção para Despachos e Desembaraço Aduaneiro
A West Despachos é uma empresa especializada em despachos aduaneiros e desembaraço (aéreo, marítimo e rodoviário). Atendemos todo o Brasil. Prestamos assistência 24 horas por dia. Nosso atendimento é personalizado, feito diretamente com a liderança. Oferecemos aos nossos clientes soluções de forma ágil, assertiva, segura e eficiente. Nossa maior satisfação é oferecer ao cliente o desfecho necessário para os processos burocráticos.
Estamos localizados nas:
Unidade 01 – Rua Uruguai, 161 – 1 andar – Sala 03 – Itajaí
Unidade 02 – Dionísio Cerqueira
Nossos telefones para contato são: 49 3644.0365 / 47 3311-3265