Armazenagem e Centro de Distribuição

Utilizados principalmente para armazenamento de produtos e mercadorias a longo prazo. Projetados para a redistribuição de produtos para outros locais ou diretamente para os clientes de forma rápida e eficaz.

Muitos associam a logística apenas aos transportes, porém, a área é responsável por planejar, executar e controlar grande parte desses processos. Um deles é o de armazenagem, em que se deve garantir um bom fluxo de materiais para que os gastos sejam reduzidos.

Para entender melhor, vamos dar breves conceitos acerca de Armazém e Centro de Distribuição.

Centro de Distribuição

Eles são projetados para armazenar produtos para varejistas e atacadistas, para serem redistribuídos para outro local ou diretamente para os clientes. Os centros de distribuição são parte integrante do processo de atendimento de pedidos.

Os Armazéns e Centros de Distribuição são aparentemente iguais vistos de fora, mas possuem funções um tanto distintas. A escolha depende inteiramente da necessidade do cliente.

Em suma, os armazéns são mais adequados para aqueles que precisam de armazenamento a longo prazo e não procuram itens a serem enviados imediatamente. Os centros de distribuição, por outro lado, são projetados para ver a entrada rápida e a remessa rápida de itens. Embora essas duas opções possam ser controladas por temperatura para armazenar determinados itens, itens perecíveis, como mantimentos, são mais comumente encontrados em centros de distribuição, pois não podem ser armazenados por um longo período de tempo.

Armazém

São usados principalmente por fabricantes, exportadores, atacadistas e empresas de transportes e sua função é apenas armazenar.

Eles são adequados para quem procura uma opção de armazenamento a longo prazo.

Vantagens da Utilização

1. Entregas mais rápidas

As mercadorias agora poderão ser despachadas mais rapidamente e em grandes quantidades para os clientes e para as filiais.

2. Escolha do modal mais adequado

A escolha do modal que melhor se adequa à determinada carga também é uma das vantagens dos centros de distribuição.

A empresa poderá, ainda, reduzir custos com o seguro de transporte de cargas, já que terá mais facilidade para escolher entre transporte aéreo, rodoviário, ferroviário, entre outros.

3. Libera mais espaço para a empresa

Isso porque não necessitará mais de um estoque gigantesco. Este será reduzido a pequenos espaços, de acordo com a região onde serão instalados. Outra vantagem é o fato de que, por meio desse sistema de logística, é possível utilizar técnicas de crossdocking, fracionamento de entregas, ou a expedição de um grande carregamento com produtos diferentes (e de fornecedores diferentes) destinados a vários clientes.

4. Racionalidade durante a alta
movimentação de mercadorias

Um centro de distribuição organizado reduz, drasticamente, o tempo necessário entre cada etapa da logística de armazenamento: entre o pedido e o recebimento do fornecedor; entre esse recebimento e a armazenagem; entre a armazenagem e a expedição; entre a expedição e a chegada ao lar do consumidor.

5. Opera de acordo com a sazonalidade do produto

Uma preocupação muito comum, principalmente entre grandes empresas, é com a sazonalidade dos produtos. Existem mercadorias que devem ser estocadas de acordo com o período do ano (quando as demandas são maiores ou menores).

Além disso, como está localizado em uma região de forma estratégica, há menos riscos de falta de mercadorias no varejo por conta de atrasos ou problemas de entrega.

Transporte Rodoviário / Porta Container

O transporte de container é uma das modalidades mais utilizadas na área logística. As formas mais comuns são: por via marítima ou utilizando caminhões.

Embora o transporte de container seja uma atividade muito comum, são necessários veículos especializados e com estruturas específicas para que não ocorra nenhum acidente. Além disso, existem normas a serem seguidas.

Transportes para Container

Além das normas específicas para este tipo de atividade, o caminhão precisa estar preparado para suportar grandes volumes, uma vez que o container em si já é pesado por excelência e ainda tem o peso adicional da carga interna.

O transporte pode ser realizado por carretas ou caminhões munck. Um dos caminhões mais utilizados é o BUG, que aliado a um porta container torna-se capaz de suportar o peso e as dimensões de todos os tipos de container.

Legislação e Normas

O Conselho Nacional de Trânsito é a entidade responsável pela regulamentação do transporte de contêineres no Brasil.

A empresa que realiza o transporte deste tipo de carga deve atender rigorosamente as resoluções do CONTRAN que prevêem regras relacionadas ao registro do veículo e necessidade de identificação correta para circulação.

A resolução determina que os veículos que transportam os containers com altura superior a 4,40m e inferior ou igual a 4,60m poderão circular apenas mediante AET – Autorização Especial de Trânsito concedida pela autoridade que administra a via utilizada.

O órgão também prevê infrações para o descumprimento das normas estabelecidas na resolução. Casos que contrariam as normas e não tenham o certificado ABT estão passíveis de acidentes ou até mesmo de apreensão da carreta pela Polícia Rodoviária Federal.

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Itajaí e Dionísio Cerqueira

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