O pré-embarque de cargas é uma das etapas mais importantes do transporte de mercadorias. Mas, para que aconteça da forma correta, é preciso realizar um amplo planejamento. 

 

Basicamente, é no pré-embarque onde acontece a maior parte dos procedimentos para a exportação de cargas, ou seja, é fundamental que sua execução seja feita com êxito, do contrário, em casos mais graves, pode custar o cancelamento do embarque.

 

Cientes disto, resolvemos responder algumas das principais dúvidas relacionadas ao pré-embarque. Vamos lá! 

 

1- O que é o pré-embarque de cargas?

 

Como o próprio nome sugere, o pré-embarque é a etapa que vem antes da exportação. Sendo assim, ao realizar as atividades de acordo com as normas e legislação vigente, este processo ajuda a prevenir gastos desnecessários e retrabalho para a empresa.

 

Ou seja, o pré-embarque é responsável por ditar como irá ocorrer toda a exportação. É nele que é feita a retirada do equipamento vazio, preparação de toda a documentação comercial e de frete. 

 

Ainda, é onde acontece o desembaraço aduaneiro e são resolvidas todas as questões de recebimento da carga ao seu destino.

 

2- Pré-embarque e logística é a mesma coisa?

 

Em termos simples, pode-se dizer que sim. No entanto, o mais correto é entender o pré-embarque como uma fase do processo de logística. Uma das mais fundamentais, como já enfatizado anteriormente, mas não a única. 

 

Contudo, se existirem erros no momento de pré-embarque, eles podem custar caríssimo quando detectados com a carga já em trânsito e assim prejudicar todo o decorrer do processo logístico. Por isso, é muito importante realizar esta etapa com o máximo de eficiência.

 

3- Quais os documentos necessários para o pré-embarque?

 

Para fazer o pré-embarque de exportação, são necessários alguns documentos específicos. Tais documentos são precisos para garantir tanto a circulação de mercadorias no país de origem, quanto para o embarque ao exterior. Confira abaixo:

 

  • Romaneio de embarque: que em termos simples, é o documento que faz a discriminação das mercadorias embarcadas;
  • Nota fiscal;
  • Registro de exportação;
  • Certificados adicionais;
  • Conhecimento de embarque.

 

4- Documentação errada, e agora?

 

Saiba que quando ocorre a emissão errada dos documentos, isso é um problema nada agradável.

 

A documentação correta no pré-embarque é muito importante. Uma vez que documentos errados podem ser motivo para uma série de prejuízos.

 

Dentre algumas consequências da documentação errada, estão atrasos na entrega de mercadorias e penalizações legais, como multas e outros problemas no despacho aduaneiro. 

 

O ideal é que você ou o operador logístico faça checagens minuciosas para garantir que a documentação esteja em ordem antes de encaminhar a mercadoria para o embarque.

 

Fonte: DGL 

 

West Despachos, sua opção para Despachos e Desembaraço Aduaneiro

 

A West Despachos é uma empresa especializada em despachos aduaneiros e desembaraço (aéreo, marítimo e rodoviário). Atendemos todo o Brasil. Prestamos assistência 24 horas por dia. Nosso atendimento é personalizado, feito diretamente com a liderança. Oferecemos aos nossos clientes soluções de forma ágil, assertiva, segura e eficiente. Nossa maior satisfação é oferecer ao cliente o desfecho necessário para os processos burocráticos. 

Estamos localizados nas: 

Unidade 01 – Rua Uruguai, 161 – 1 andar – Sala 03 – Itajaí

Unidade 02 – Dionísio Cerqueira

Nossos telefones para contato são: 49 3644.0365 / 47 3311-3265