O mercado está cada vez mais competitivo e exigente, demandando das empresas mais qualidade, custos menores e mais agilidade. Por isso, estabelecer e traçar etapas é indispensável para que a sua empresa desenvolva um bom planejamento logístico em 2022.
Saber a importância do planejamento logístico é a única forma de garantir a implementação de ações que permitam melhorar os processos e reduzir os custos. Além de facilitar a gestão da empresa a curto, médio e longo prazo.
Vamos entender melhor o conceito e algumas dicas para aplicá-lo em sua empresa. Confira!
O que é planejamento logístico?
O planejamento logístico consiste em desenhar estratégias que contemplam diversos setores da empresa, desde a armazenagem até a entrega. Dessa forma, ele poderá reduzir gastos e elevar a eficiência das operações, a partir de um uso mais racional dos recursos humanos e materiais disponíveis.
Dicas para criar o seu planejamento logístico
Existe um conjunto de fatores que contribuem para uma execução logística plena. Se for bem pensado, o planejamento pode contribuir para uma produção estruturada, abrangência da cadeia (desde estoque até escolha de modais adequados), gestão de entregas, o uso efetivo da tecnologia, entre outros.
É importante lembrar que, apesar de serem dicas valiosas, não existe um padrão a ser seguido, visto que, cada empresa tem uma demanda. Aconselhamos que adaptem as dicas às necessidades do seu negócio.
1- Administração de estoque
A gestão de estoque é primordial para não haver problemas na entrega das mercadorias. É necessário evitar ao máximo o excesso ou a falta de produtos. É necessário compreender a dinâmica do mercado para trabalhar com o estoque mínimo, que consiste na quantidade suficiente de um produto armazenado para atender ao público-alvo.
2- Gestão de frotas
O transporte pode ser tanto da própria empresa quanto terceirizado. Independentemente da escolha é imprescindível ter um grande cuidado na gestão da frota.
No caso de transporte próprio, a empresa deve ter um gerenciamento dos veículos, saber as condições dos carros, criar um plano de manutenção, dentre outros. No caso de terceirização, escolha um parceiro que esteja preparado para realizar o transporte com o nível desejado de qualidade.
3- Otimize a logística reversa
Estabelecer políticas claras de devolução de produtos é fundamental para que esse processo aconteça de forma rápida e prática para o cliente. Além disso, estabelecer uma rota inversa otimizada é essencial para diminuir os custos, afinal, isso já é uma nova entrega.
Criar uma área própria de logística reversa dentro do negócio para gerir o fluxo de entrada e saída de produtos pode ser essencial, dependendo da demanda.
4- Considere o histórico da operação
Para prever demandas de meses futuros, é preciso ter acesso ao histórico de vendas da empresa. Ao analisá-lo, o gestor deve elaborar uma estratégia que consiga manter o estoque abastecido e a rede fornecedora alerta.
A previsão de demanda ajuda as empresas a lidarem com variações de pedidos e a sazonalidade, mas também a conhecer melhor seus clientes. O gestor pode, por exemplo, entender melhor os hábitos de consumo do mercado, o que ajuda na hora de planejar estratégias de marketing e vendas assertivas.
5- Use a tecnologia
O objetivo é fazer com que os diferentes setores da empresa como vendas, estoque e transporte, por exemplo, funcionem em perfeita harmonia, o que favorece o aumento da produtividade e a redução de erros.
Dependendo da complexidade da indústria, podem ser empregados sistemas para automatizar o gerenciamento dos armazéns, fazendo com que o fluxo das mercadorias seja mais eficiente.
Também existem softwares para fazer a gestão de entregas, cuja atribuição é aperfeiçoar o planejamento das rotas, controle em tempo real da operação, redução de custos, entre outros.
6- Monitore o desempenho
Como saber se uma estratégia está dando certo? Monitorando e acompanhando os resultados. Por isso, todo planejamento devem ter seus indicadores bem definidos de acordo com os objetivos traçados
Para isso, antes, é preciso estabelecer objetivos claros, para, então, criar indicadores operacionais (acompanhamento diário) e estratégicos (medidos mensalmente) eficazes. A dica é deixar esses indicadores visíveis para que sejam acompanhados e monitorados por todos os colaboradores da empresa.
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