O Despacho Aduaneiro é um processo no qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, aos documentos apresentados e à legislação específica.

 

Toda mercadoria procedente do exterior, importada a título definitivo ou não, sujeita ou não ao pagamento do imposto de importação, deverá ser submetida a despacho de importação, que será realizado com base em declaração apresentada à unidade aduaneira sob cujo controle estiver a mercadoria.

 

Tipos de Despacho Aduaneiro de Importação

 

Antes de tudo você deve saber qual o tipo de despacho necessário para a sua mercadoria. O despacho aduaneiro de importação pode ser normal ou antecipado.

 

  • Normal: o despacho de importação é realizado após a chegada da mercadoria no recinto alfandegado de zona primária ou secundária.
  • Antecipado: pode ocorrer antes da sua descarga na unidade da Receita Federal do Brasil de despacho nos seguintes casos – mercadoria transportada a granel, mercadoria inflamável, plantas e animais vivos, papel para impressão etc. 

 

No inciso III do art. 15 da IN SRF n° 680/2006 é possível obter mais informações.

 

despacho aduaneiro

 

Etapas do Despacho Aduaneiro

 

São diversas etapas e elas envolvem Importador, Depositário, Fiscalização Aduaneira e Transportador. 

 

Registro da declaração: Documento registrado pelo importador no Siscomex, o qual lhe atribui numeração automática única, sequencial e nacional, reiniciada a cada ano e consiste na prestação das informações correspondentes à operação de importação, contendo dados de natureza comercial, fiscal e cambial sobre as mercadorias.

 

No ato do registro da DI ou da retificação será efetuado o pagamento dos tributos e contribuições federais, por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

 

Parametrização: o Siscomex seleciona as DI registradas para os canais de conferência aduaneira e o importador poderá consultar o canal para o qual foi parametrizada a DI.

 

Entrega de documentos: o importador ou seu representante legal, devidamente habilitado no Siscomex, deverá vincular o dossiê eletrônico, com os documentos instrutivos digitalizados, à Declaração de Importação – DI, sendo dispensada esta vinculação quando a DI for direcionada para o canal verde de conferência.

 

O procedimento também se aplica a outros documentos, requerimentos e termos apresentados no curso do despacho, que poderão ser anexados ao dossiê já existente ou mediante a vinculação de um novo dossiê.

 

Conferência aduaneira: a conferência aduaneira tem por finalidade identificar o importador, verificar fisicamente a mercadoria e a correção das informações relativas à sua natureza, classificação fiscal, quantificação e valor, e confirmar o cumprimento de todas as obrigações (fiscais e outras), exigíveis em razão da importação. Poderá ser realizada na zona primária ou na zona secundária.

 

Desembaraço aduaneiro: o art. 571 do Regulamento Aduaneiro estabelece que o desembaraço aduaneiro na importação é o ato pelo qual é registrada a conclusão da conferência aduaneira. 

 

Entrega da mercadoria: Após o desembaraço, é autorizada a entrega da mercadoria ao importador, podendo ser antecipada ou fracionada.

 

Fonte: In Time, Faz Comex 

 

West Despachos, sua opção para despachos e desembaraço aduaneiro

 

A West Despacho é uma empresa especializada em despachos aduaneiros e desembaraço (aéreo, marítimo e rodoviário). Atendemos todo o Brasil. Prestamos assistência 24 horas por dia. Nosso atendimento é personalizado, feito diretamente com a liderança. Oferecemos aos nossos clientes soluções de forma ágil, assertiva, segura e eficiente. Nossa maior satisfação é oferecer ao cliente o desfecho necessário para os processos burocráticos. 

Estamos localizados nas:

Unidade 01 – Rua Uruguai, 161 – 1 andar – Sala 03 – Itajaí

Unidade 02 – Dionísio Cerqueira

Nossos telefones para contato são: Matriz 49 3644.0365    Filial 47 3311-3265