Para gerenciar a logística da sua empresa e ter sucesso em todos os processos que envolvem esta área, é preciso atentar-se às novidades e aos conceitos novos que surgem, como o cross docking e dropshipping

 

Eles podem inspirar mudanças no planejamento para reduzir custos e aumentar a eficiência da cadeia de processos em seu negócio. Ambos se referem a estratégias de gestão e envio de mercadorias. Os dois apresentam vantagens, desvantagens e diferenças, de modo que cada um se encaixa melhor em um modelo de empresa.

 

Vamos entender melhor as duas definições e quais as diferenças. Confira! 

 

O que é Cross Docking?

 

Na tradução literal o que é cross docking significa “Cruzar Docas” e remete a um sistema de mercadorias que vinham de navios que eram guardados em galpões e depois despachadas.

 

É um sistema de logística que não exige o armazenamento dos produtos no centro de distribuição. Nesse caso, a loja faz um acordo com o fornecedor para manter uma quantidade X de um determinado item e fixa o tempo da reposição.

 

O objetivo desse modelo é agilizar o processo de entrega, ao mesmo tempo que reduz gastos com armazenagem e estoque parado.

 

É preciso atenção e cuidado, entretanto, na sincronização de ações para que os pedidos cheguem corretamente ao destino, no prazo e ilesos.

 

cross docking e dropssipping

 

O que é Dropshipping?

 

É uma prática que consiste em utilizar estoque de terceiros para a venda de produtos, uma vez que muitos empreendedores não têm condições de investir em mercadorias no começo do negócio.

 

Em outras palavras, o dropshipping permite revender artigos de outros lojistas, mas a sua loja é a vitrine principal. Normalmente, todo o sistema de entrega é feito pelo fabricante.

 

Ou seja, você só compra o produto do fornecedor depois que o cliente tiver feito uma compra com você. Além disso, é também o fornecedor o responsável por entregar a mercadoria diretamente no endereço do cliente que fez a compra no seu site.

 

Diferenças entre Cross Docking e Dropshipping

 

Basicamente as duas estratégias buscam reduzir custos de estoque, mas o Cross Docking vai exigir um custo inicial que o Dropshipping não vai ter, em contrapartida o controle de qualidade e a certeza da entrega no prazo só é possível através do Cross Docking. 

 

Quanto ao relacionamento com o cliente, temos ainda mais diferenças. O cross docking tende a gerar uma relação mais direta e fácil com o cliente, uma vez que a loja controla o processo de envio, os prazos e toda a burocracia relacionada. 

 

O drop shipping envolve um pouco da perda desse controle, então a loja pode ter problemas para atualizar o cliente acerca das etapas de envio, por exemplo.

 

O baixo custo abrange, também, as despesas fixas. Você não precisa gastar com catálogos, ter um espaço físico com equipamentos nem pagar aluguel, energia, água etc. 

 

Além disso, esses sistemas permitem trabalhar com uma grande variedade de produtos por meio de um tablet ou de um computador, em qualquer lugar ou horário.

 

Fonte: SPF, Gyra 

 

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