O despacho aduaneiro é um processo obrigatório exigido pela Receita Federal para realizar qualquer tipo de importação ou exportação de produtos e bens.
Qualquer processo de importação ou exportação exige a verificação de uma série de documentos. São eles que determinam a legalidade da operação, viabilizando a liberação da mercadoria.
Imagine que, além de administrar e buscar novos mercados e parceiros comerciais, os gestores tenham que lidar com um emaranhado de leis e regras aduaneiras, logística de portos e aeroportos.
E é por isso, que a presença de despachante aduaneiro se faz tão necessária nestes processos, para que saia tudo nos conformes e dentro das leis.
Mas, o que é um despachante aduaneiro?
O despachante aduaneiro e seus ajudantes podem praticar em nome dos seus representados os atos relacionados com o despacho aduaneiro de bens ou de mercadorias, inclusive bagagem de viajante, transportados por qualquer via, na importação ou na exportação.
A principal função do despachante aduaneiro é a formulação da declaração aduaneira de importação ou de exportação, que nada mais é que a proposição da destinação a ser dada aos bens submetidos ao controle aduaneiro, indicando o regime aduaneiro a aplicar às mercadorias e comunicando os elementos exigidos pela Aduana para aplicação desse regime.
Qual a importância do despachante aduaneiro em meu processo?
Em resumo, o despachante aduaneiro atua nos processos de importação e exportação. Esse profissional é responsável por fazer as declarações aduaneiras de acordo com a definição do regime aduaneiro a ser adotado nos processos, além de ser responsável pela realização do desembaraço aduaneiro.
O despachante aduaneiro prepara e assina em nome do tomador de serviços, os documentos base para o despacho aduaneiro.
Ele atua como “ponte” entre importador e exportador, verificando o enquadramento fiscal da mercadoria e providenciando seus respectivos recolhimentos de impostos, fretes, adicionais de fretes, taxas de armazenagem, demurrage, etc.
No mercado atual, não basta que o despachante aduaneiro faça somente a liberação das mercadorias dos seus clientes junto à alfândega.
Um bom profissional precisa conhecer toda a cadeia produtiva dos clientes, bem como a de comercialização também. Portanto, ele deve atuar na função de um consultor de logística aduaneira, realizando toda a assessoria do processo.
Como escolher um bom despachante aduaneiro para a minha empresa?
Agora que você entende a importância do despachante aduaneiro, existem alguns critérios que devem ser avaliados na escolha deste profissional. São eles:
1. Especialização profissional
A área de comércio exterior, por si só, já é complexa. Para a sua atuação, o despachante aduaneiro necessita de diversos conhecimentos específicos e técnicos.
Este profissional precisa conhecer as legislações que regem tanto o comércio nacional quanto o internacional.
Sendo assim, ter um parceiro com especialização profissional na área do comércio exterior – através de cursos técnicos ou superiores – pode ser um diferencial para sua empresa, uma vez que fornecem os conhecimentos técnicos específicos requisitados nesta área.
Além do mais, propiciam ao profissional o entendimento da utilização de softwares específicos da área que auxiliam na eficiência da gestão aduaneira.
2. Profissionais experientes
Por outro lado, um ponto a ser considerado é a experiência que o profissional tem na área.
Por mais que o despachante aduaneiro tenha especialização técnica, a competência do profissional é comprovada de fato na prática, com experiência em atuação no mercado.
Profissionais com um bom histórico profissional, com atuação prévia em empresas de ramos parecidos com a sua, podem ser mais adequados para a sua realidade. Tenha isso em mente quando for escolher seu despachante!
3. Know-how e definição de processos
Este é mais um ponto a ser considerado ao escolher seu parceiro. Processos bem definidos e esclarecidos tornam o despacho aduaneiro um processo mais ágil como um todo.
O fato de um despachante aduaneiro ter um excelente know how dos processos, indica que por ter uma grande experiência profissional no ramo, este profissional conseguirá auxiliar a solucionar eventuais complicações nos processos.
São diversas as formas que um despachante aduaneiro com grande know how pode te auxiliar, desde identificar rapidamente uma solução por já ter vivenciado uma situação semelhante anteriormente, até conseguir montar uma solução inovadora baseada nos conhecimentos técnicos e práticos que possui.
Um despachante aduaneiro que tem seus processos bem definidos e claros, e que tem um excelente know how, é muito mais indicado para sua empresa.
4. Referências comerciais
Até então você viu três pontos para analisar na hora de escolher seu despachante. No entanto, não adianta seguir os passos anteriores se o profissional que você escolher não tiver boa reputação e credibilidade no mercado.
Além disso, você pode considerar indicações de parceiros importadores e/ou exportadores, posto que eles já experimentaram e aprovaram o serviço do profissional.
Se você está necessitando desse e de outros serviços, não se preocupe. Nós da West Despachos realizamos esse serviço para você e para sua empresa. Fique livre das preocupações e da burocracia!
West Despachos, sua opção para Despachos e Desembaraço Aduaneiro
A West Despachos é uma empresa especializada em despachos aduaneiros e desembaraço (aéreo, marítimo e rodoviário). Atendemos todo o Brasil. Prestamos assistência 24 horas por dia. Nosso atendimento é personalizado, feito diretamente com a liderança. Oferecemos aos nossos clientes soluções de forma ágil, assertiva, segura e eficiente. Nossa maior satisfação é oferecer ao cliente o desfecho necessário para os processos burocráticos.
Estamos localizados nas:
Unidade 01 – Rua Uruguai, 161 – 1 andar – Sala 03 – Itajaí
Unidade 02 – Dionísio Cerqueira
Nossos telefones para contato são: 49 3644.0365 / 47 3311-3265