Já parou para pensar em como é a jornada de uma carga de um país para outro? Não é tão simples como comprar um produto e esperar, como fazendo quando adquirimos no Ebays e AliExpress. Os processos de importação têm um alto grau de complexidade e envolvem várias pessoas, além de sistemas como Comex e SISCOMEX. Visando trazer mais informações, nós resolvemos contar como é a jornada da carga e o que envolve uma importação segura. 

 

Como fazer uma importação no Brasil?

 

Assim como para a tecnologia num todo, a evolução tem sido exponencial: processos de importação são revistos com frequência pelos órgãos intervenientes, que têm buscado trazer reconhecimento e robustez ao cenário do comércio internacional brasileiro a fim de promover agilidade e aumento da adesão.

 

Sobretudo uma prova disso foi a revisão recente de normas, portarias e RDCs promovidas pelo governo na intenção de simplificar os processos. O Brasil é mundialmente conhecido como um país difícil para envio de exportações, primordialmente por conta dos custos exorbitantes e da burocracia excessiva.

 

Contudo, apesar do cenário desfavorável, no último mês o volume de itens importados aumentou 61,5%, segundo a Valor Investe. 

 

carga da origem ate a chegada

 

Jornada da carga

 

De maneira bem sucinta: um processo de importação significa que uma mercadoria estrangeira que está em outro país precisa ser enviada ao Brasil para em seguida ser nacionalizada.

 

Parece simples, mas há diversos trâmites a serem realizados dentro deste cenário macro que, se realizado com planejamento e por alguém experiente, pode ser garantia de uma operação tranquila e livre de surpresas.

 

A mercadeira passa por três processos, são eles: 

 

Planejamento

 

Este é o momento em que se negocia com o exportador, compara preços, verifica a classificação fiscal, os custos tributários e os custos logísticos (a depender do modo de embarque escolhido).

 

O transporte internacional do exterior para o Brasil pode ser realizado por:

 

  • Ar (avião);
  • Mar (embarcação); ou
  • Terra (caminhão).

 

As principais tarefas realizadas nessa etapa da jornada da carga, são:

 

  • Negociação da compra do produto;
  • Escolha do transportador internacional (Agente de Cargas);
  • Escolha do modo de embarque;
  • Classificação Fiscal (NCM);
  • Consulta do tratamento administrativo (necessidade de autorização de órgãos como ANVISA ou INMETRO);
  • Pagamento (especialmente para iniciar a produção);
  • Levantamento de todos os custos da importação.

 

Embarque

 

Nessa etapa, é preciso conferir a qualidade da mercadoria pronta, prestar atenção aos bookings (reserva de espaço no veículo de transporte, que atualmente é um ponto crítico a nível global) e acompanhar a carga desde a saída no ponto de origem até a sua chegada aqui no destino.

 

Trâmites comuns nesse momento:

 

  • Revisão e aprovação dos documentos de embarque;
  • Conferência da mercadoria;
  • Coleta da mercadoria;
  • Acompanhamento logístico até a confirmação de embarque;
  • Pagamento (principalmente para receber os documentos de embarque).
  • Se houver alguma necessidade especial para a carga, como uma embalagem diferente ou controle de temperatura, o acompanhamento será dobrado.

 

Despacho Aduaneiro

 

O despacho aduaneiro de importação é o momento em que se iniciam os trâmites aduaneiros para a mercadoria estrangeira tornar-se nacional — quando a mercadoria tem de fato a autorização para ingressar em solo brasileiro.

 

Principais tarefas da etapa:

 

  • Aguardar a chegada da carga no porto/aeroporto/fronteira de destino;
  • Apresentar a mercadoria para órgãos anuentes (a depender da NCM);
  • Iniciar despacho aduaneiro;
  • Pagar os tributos incidentes na importação;
  • Apresentar a mercadoria e documentos relativos para a Receita Federal (no caso de parametrização diferente de verde);
  • Pagar os envolvidos no processo, tais como agente de carga, terminal, despachante aduaneiro;
  • Emitir nota fiscal;
  • Agendar o carregamento com transportadora.

 

Fonte: LogComex  

 

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