O comércio exterior é muito atraente devido às suas grandes possibilidades, mas ainda assim, há diversos anseios dos processos de importação e exportação que podem amedrontar empresas que pretendem se lançar no mercado externo.
Isso ocorre pela falta de conhecimento e know-how, atrelados a propagação de informações inequívocas, o que pode gerar sérios problemas na operação de um importador.
Por isso, nós separamos alguns mitos e verdades sobre o comércio exterior. Confira!
1- É obrigatório um volume mínimo?
Mito. É possível operar com qualquer quantidade, mas é preciso ficar atento: quantidades muito pequenas podem encarecer demais o custo final do produto, inviabilizando economicamente a venda ou a compra. Tenha sempre em mente todas as taxas, impostos e despesas aduaneiras envolvidos.
No caso das compras, é possível fazer importações simplificadas até pelos Correios, pelo Importa Fácil. Quando se trata de contêineres, não é obrigatório trazer um contêiner cheio de apenas um produto. Pode-se contratar um espaço dentro de um contêiner, junto com outros importadores.
2- Existe o risco de calote?
Verdade. Para evitar este risco, recomenda-se sempre iniciar uma relação com um fornecedor ou comprador em pequenas quantidades. Também é importante buscar mecanismos de proteção e garantia de recebimento junto a bancos ou outras instituições financeiras.
Outra dica é operar através de assessorias em comércio exterior que já têm experiência e acesso a certificações e informações sobre os clientes ou fornecedores estrangeiros.
3- É sempre mais barato importar pelo modal marítimo do que aéreo?
Mito. Logicamente que se paga mais pela agilidade da operação. Mas a VERDADE é que cargas de pequenos volumes, podem fazer mais sentido embarcar aéreo que marítimo (LCL), por conta dos custos fixos que se tem no marítimo e as demais taxas atreladas à operação do marítimo que são maiores que do aéreo.
Portanto, análise de custos, cotações, são fundamentais para as melhores tomadas de decisão. Tudo no Comex precisa ter um olhar estratégico.
4- O prazo de entrega é mais longo que no mercado nacional?
Nem sempre. Embora os prazos costumem ser maiores por causa da logística marítima, em alguns segmentos ou tipos de produtos a entrega pode ser até mais rápida se comparada a uma mesma mercadoria encomendada de um fornecedor nacional. Esta variável tem relação com a maior capacidade industrial de um determinado fornecedor estrangeiro, por exemplo.
5- As primeiras operações de importação darão Canal Vermelho?
Isso já foi uma VERDADE, mas não é mais. Hoje em dia, mesmo as primeiras operações podem sim parametrizar no Canal Verde. Apesar de que se os documentos estiverem de acordo e a carga com as quantidades e preços corretos, o Canal Vermelho não será um problema.
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