Uma vez que a logística 4.0 está sendo tão disseminada entre as empresas, é comum que surjam alguns mitos sobre ela. Essas pressuposições fazem com que alguns gestores aproveitem os resultados e os benefícios da transformação na logística.
Ao compreender sua terminologia e seus benefícios, a empresa consegue compreender como a transformação envolve rupturas culturais. Alguns esforços coordenados são necessários e ajudam a garantir uma transição que possibilita o crescimento da empresa.
Mas afinal, o que é a logística 4.0?
É um ideal que pode ser entendido como a reestruturação dos processos e atividades logísticas, em atenção às mudanças promovidas pela transformação digital nos modelos de negócios em geral, por meio da adoção de tecnologias voltadas à conectividade e ao uso inteligente e preditivo da informação.
E, ao contrário do que se possa pensar, toda essa movimentação em busca de uma cadeia digital interconectada, não foi impulsionada pelo desejo das empresas por inovação. Na verdade, foi uma reação às mudanças de consumo e demandas, que exigiram uma quebra na linearidade da cadeia tradicional, tão pouco flexível.
Mitos e verdades sobre a logística 4.0
Agora, vamos desvendar alguns mitos e verdade sobre a logística 4.0. Confira!
1- São necessárias tecnologias extremamente complexas e caras?
Isso é um mito. A Logística 4.0 não é um conceito fixo, e sim dinâmico. Por isso, a transformação pode ser aplicada com diferentes tecnologias e paradigmas em diversos contextos.
O foco principal deve ser alcançar os pilares fundamentais, como a conectividade e a automação. Uma infraestrutura pode variar em complexidade e preço, desde que resultados sejam alcançados.
2- A Logística 4.0 é planejada de uma vez só?
Esse é outro mito. Para planejar, algumas empresas estabelecem um cronograma gradual de reformas internas, com a aplicação de inovações tecnológicas e o monitoramento para ajustes. Obtendo resultados concretos, então, é possível expandir as soluções para outras áreas. A questão sobre ter dados de monitoramento é justamente impulsionar mudanças constantes.
3- Essa nova revolução é só para grandes empresas?
A transformação na logística não é exclusividade de grandes empresas. Temos aqui mais um mito. É uma necessidade de qualquer companhia que queira se manter atualizada às novas tendências e reduzir custos, aumentar a eficiência e conseguir outras vantagens.
4- A mudança para a Logística 4.0 também é cultural?
Essa é uma verdade. Para adaptar-se aos processos otimizados, integrados e conectados, é necessário começar uma profunda mudança na visão de negócios e na visão da tecnologia. Agora, as inovações devem fundamentar as ações, em uma postura voltada aos dados para busca de insights, chamada de data driven.
Além disso, é preciso compreender a mudança na gestão. Nesse novo paradigma, a administração precisa enfatizar a automação, a eficiência e a redução de desperdícios. É um alinhamento aos princípios de uma produção voltada a demandas claras, que lida com pequenos problemas por vez e oferece o melhor.
5- A tecnologia não vai substituir colaboradores por sistemas?
Temos aqui outra verdade. As tecnologias que automatizam processos no contexto 4.0 não têm o objetivo de substituir os funcionários. A finalidade, por sua vez, é de integrar os colaboradores e complementar seu trabalho.
As aplicações lidam melhor com massas enormes de dados, com trabalhos repetitivos e com funções que precisam de respostas em tempo real.
Fonte: Mab Logística, Grupo TPC
West Despachos, sua opção para Despachos e Desembaraço Aduaneiro
A West Despachos é uma empresa especializada em despachos aduaneiros e desembaraço (aéreo, marítimo e rodoviário). Atendemos todo o Brasil. Prestamos assistência 24 horas por dia. Nosso atendimento é personalizado, feito diretamente com a liderança. Oferecemos aos nossos clientes soluções de forma ágil, assertiva, segura e eficiente. Nossa maior satisfação é oferecer ao cliente o desfecho necessário para os processos burocráticos.
Estamos localizados nas:
Unidade 01 – Rua Uruguai, 161 – 1 andar – Sala 03 – Itajaí
Unidade 02 – Dionísio Cerqueira
Nossos telefones para contato são: 49 3644.0365 / 47 3311-3265