O processo de importação é extremamente burocrático e exige várias etapas, como a certificação de produtos. Sua presença é necessária para que um produto seja considerado seguro. 

 

Essa etapas vai desde o contato com o fabricante estrangeiro, passando por pesquisa, consulta e análise do produto, levantamento de custos operacionais, agendamentos de auditoria, preparação de amostras de mercadorias, encaminhamento de produtos aos laboratórios para emissão de laudos e certificados, solicitação de registros e homologações junto a órgãos nacionais como INMETRO, ANATEL e ANVISA, até a liberação do produto para a importação.

 

Mas, como saber se o produto precisa de certificação?

 

Existem dois tipos de certificação, dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade: Certificações Voluntárias ou Compulsórias.

 

  • As certificações voluntárias são aquelas em que a empresa define se deve ou não certificar o seu produto, de acordo com o disposto em uma norma técnica, a partir dos benefícios que identifique que essa certificação pode trazer ao seu negócio.
  • As certificações compulsórias são aquelas em que um regulamento determina que a empresa só pode produzir/comercializar um produto depois que ele estiver certificado.

 

Nesse caso, uma portaria do Inmetro define os requisitos obrigatórios a serem seguidos por todas as empresas que produzem um determinado produto, bem como os prazos que a empresa terá para se adequar ao regulamento.

 

Benefícios de ter produtos certificados

 

  • Reduz os custos: quem não sabe importar acaba adquirindo mercadorias sem certificação e podem fazer você perder dinheiro, receber multas ou perder os produtos.
  • Simplifica o despacho e importação: produtos certificados pelo Inmetro não são barrados em portos. Além disso, a Certificação agiliza a retirada, distribuição e comercialização dos produtos.
  • Elimina o risco de recolhimento de produtos: produtos certificados não são recolhidos e nem apreendidos.
  • Fortalece a marca: um produto certificado garante que a marca seja bem vista no mercado, o que impacta positivamente na imagem. O consumidor sente mais segurança ao comprar um produto com selo do Inmetro.
  • Evita penalidades: as multas para produtos sem certificados chegam a valores exorbitantes.

 

riscos da importacao sem a certificacao de produtos

 

Riscos da não Certificação de Produtos

 

Assim como a Certificação de Produtos oferece diversos benefícios, a falta dela pode acarretar vários problemas. Dentre eles: 

 

1- Multa

 

O prejuízo financeiro de uma multa por falta de certificação pode chegar a valores exorbitantes. O custo de uma multa por vender produtos sem o selo do Inmetro não é fixo, mas pode variar entre R$100,00 e R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).

 

2- Recolhimento de produtos

 

Qualquer produto importado vendido sem o selo do Inmetro pode ser prontamente apreendido em caso de uma fiscalização.

 

A certificação serve para comprovar que o produto é confiável, que oferece qualidade e segurança em seu uso. Se o selo do Inmetro não estiver presente, estes fatores não podem ser comprovados.

 

Dessa forma, entende-se que o estabelecimento está vendendo produtos de procedência duvidosa. Isso coloca em risco qualquer consumidor que faça uso destes produtos. Por isso, eles podem ser recolhidos em vistorias e fiscalizações sem prévio aviso.

 

3- Despacho aduaneiro

 

Quem vende produtos de procedência duvidosa corre o risco de ter os volumes barrados nos portos, o que gera altos custos por atrasos, multas e outras penalidades aplicadas durante a fiscalização realizada pelas autoridades aduaneiras.

 

O importador deve realizar o registro de objetos através do processo de certificação, de acordo com a portaria específica para cada categoria.

 

Os riscos de ter a mercadoria barrada podem ser mitigados com o auxílio de uma consultoria especializada, que ajuda na negociação legislativa entre os países de origem e destino.

 

Fonte: Guelcos, SOMEH 

 

West Despachos, sua opção para Despachos e Desembaraço Aduaneiro

 

A West Despachos é uma empresa especializada em despachos aduaneiros e desembaraço (aéreo, marítimo e rodoviário). Atendemos todo o Brasil. Prestamos assistência 24 horas por dia. Nosso atendimento é personalizado, feito diretamente com a liderança. Oferecemos aos nossos clientes soluções de forma ágil, assertiva, segura e eficiente. Nossa maior satisfação é oferecer ao cliente o desfecho necessário para os processos burocráticos. 

Estamos localizados nas: 

Unidade 01 – Rua Uruguai, 161 – 1 andar – Sala 03 – Itajaí

Unidade 02 – Dionísio Cerqueira

Nossos telefones para contato são: 49 3644.0365 / 47 3311-3265